Contacte-nos
Contacte com a Atlantic Portugal

Quer contactar com Atlantic Portugal?

Tel. 211 212 085

.

Email

Promoções
Promociones

Gestão de Edifícios

Aquecimento e água quente com sistemas de elevada eficiência

O Groupe Atlantic já possui um registo de mais de 40 anos de investigação para melhorar o dia-a-dia dos seus clientes a nível da eficiência energética de todos os seus produtos de aquecimento e de água quente sanitária.

Resultado disso é a comercialização de uma ampla gama de soluções de conforto térmico com grande eficiência energética, tanto para a produção de AQS como de aquecimento para o sector doméstico e também industrial e terciário. 

Todos os produtos do Groupe Atlantic respondem à nova normativa europeia em termos de eficiência e etiquetagem energética ErP e ElD com a classificação Óptimo, garantindo assim uma elevada poupança energética anual e uma considerável redução das emissões de CO2.

Escolher o sistema de produção de água quente mais adequado

Para escolher o sistema de produção de água quente mais adequado, é aconselhável ter em conta o tipo de habitação na qual vai ser instalado, o uso que será dado e o clima do local.

Uma das opções é a aposta por um termoacumulador eléctrico Atlantic, uma solução térmica eficiente e rentável. Os termoacumuladores eléctricos Atlantic são uma das soluções com melhor garantia do mercado já que foram desenhados para oferecer conforto durante muito tempo sem problemas de manutenção. 

O termoacumulador eléctrico apenas requer contacto com a rede de água sanitária, estando ligado à corrente. A capacidade da cuba é uma das características a ter em conta para escolher o termoacumulador. Uma pessoa usa em média 30 litros de água por dia. Neste caso, a dureza da água (a quantidade de cal que contém) determina o tipo de resistência. Se a água da zona tem muito calcário,  recomenda-se um termoacumulador com resistência embainhada, como o termoacumulador Ceramic da Atlantic. Por outro lado, para águas mais brandas menos duras, o Ego da Atlantic com resistência blindada é uma boa opção.

Outra solução muito mais eficiente consiste na instalação de uma bomba de calor para AQS. As bombas de calor para água quente sanitária Explorer são uma alternativa interessante aos termoacumuladores eléctricos convencionais. Estes equipamentos, que funcionam com energia renovável, evaporam e condensam um com ajuda de um compressor num circuito fechado, à semelhança das bombas de calor na climatização, transferindo o calor do ar exterior para a água do depósito. A grande vantagem de utilizar uma bomba de calor é que se pode reduzir o consumo de eletricidade para menos de metade no aquecimento da água. Esta redução do consumo representa uma poupança na economia familiar. O Groupe Atlantic comercializa a gama Explorer, com capacidades de 200 e de 270 litros segundo as necessidades da habitação e com permutador solar, existindo a hipótese de ter ou não painel solar. 

Embora o investimento inicial destes equipamentos seja superior ao de um termoacumulador eléctrico convencional, o investimento rapidamente recuperado, pois a poupança em consumos é tão elevada que em pouco tempo a instalação é amortizada.

Se a instalação do edifício ou da moradia assim o permitir, a Atlantic possui também uma terceira opção para a produção de AQS, baseada na energia solar: 

Biopack é uma solução que inclui tudo o que é necessário para uma instalação solar individual e garantir uma elevada eficiência energética. Esta solução, que é simples e rápida de instalar, garante uma maior segurança graças ao sistema patenteado de regulação electrónica OPTIMAX, que controla o sobreaquecimento do painel e do depósito da instalação solar.

Escolher o sistema de aquecimento mais adequado 

É necessário estudar qual o sistema aquecimento adequado para cada lugar, já que a água quente e o aquecimento representam dois terços a nível de consumo de energia doméstica (o resto recai, principalmente, na iluminação e nos electrodomésticos).

Os radiadores eléctricos são uma boa opção já que a sua forma de transmitir o calor garante um ambiente muito agradável. Um exemplo disso é o radiador Oniris, do Groupe Atlantic, capaz de elevar a temperatura a 21°C em apenas 5 minutos, graças ao filme radiante situado na superfície frontal. Uma vez alcançada a temperatura desejada, o seu design de duplo corpo de aquecimento conserva o calor durante mais tempo de forma suave e confortável. O Groupe Atlantic já leva anos a aperfeiçoar sistemas que garantam um consumo eficiente. Como tal, o Oniris, que possui um dispositivo revolucionário com controlo inteligente, é capaz de proporcionar uma poupança energética de até 45%.
Os radiadores eléctricos são uma boa solução a nível de conforto térmico, sendo uma alternativa face aos sistemas de aquecimento por ar, que apresentam uma baixa inércia térmica, ou seja, conservam o calor pouco tempo após estarem desligados.

Outra solução são as bombas de calor para aquecimento Alféa, especialmente adequadas para eficiência e baixo consumo. O Groupe Atlantic possui uma ampla gama de soluções, das quais se destaca a Alféa Excellia que, com uma temperatura exterior de -20ºC, é capaz de manter uma temperatura de emissão de aquecimento até 60ºC, apresentando-se como uma grande alternativa à substituição de uma caldeira já existente. Além disso, o seu interface electrónico permite controlar o sistema com uma precisão absoluta e de forma muito simples. 

É por isso que o Groupe Atlantic continua a apostar na investigação e na criação de tecnologias que permitem desenvolver soluções eficientes e rentáveis para todos. O resultado é uma gama de soluções térmicas que se adaptam à gestão de qualquer habitação e que assegura um maior conforto, poupança e maior duração do sistema de aquecimento e/ou água quente escolhido.