Diretiva ERP
O QUE É A DIRETIVA DE PRODUTOS RELACIONADOS COM O CONSUMO DA ENERGIA (ERP)?

A Diretiva Conceção Ecológica, também designada por Diretiva de Produtos relacionados com o consumo da Energia foi introduzida pela União Europeia como parte de um programa de proteção do clima e do seu compromisso para a redução das emissões de carbono. A Conceção Ecológica define os requisitos de eficiência mínimos para produtos relacionados com o consumo de energia tais como termoacumuladores, bombas de calor, caldeiras e sistemas solares térmicos. Todos os fabricantes são obrigados a cumprir esta nova diretiva desde 26 de setembro de 2015.

A Diretiva ErP é composta por 2 partes importantes:

1. A Diretiva Conceção Ecológica define os níveis de eficiência energética aceitáveis mínimos, bem como os requisitos ambientais para produtos relacionados com o consumo de energia.

A Conceção Ecológica aplica-se a:

  • aquecedores da água de energia renovável
  • termoacumuladores elétricos
  • bombas de calor com uma potência de calor nominal ? > 400kW
  • caldeiras

2. A Diretiva rótulo de eficiência energética impõe uma classificação obrigatória de todos os produtos relacionados com o consumo de energia em termos de consumo energético, nível de ruído e outras informações específicas do produto. Todos os produtos serão classificados desde A (a mais alta eficiência) a G (a mais baixa eficiência).

Contudo, existem categorias adicionais (A+, A++ e A+++) que serão usadas para produtos de elevado desempenho tais como bombas de calor.