Soluções para aquecer a água sanitária

Desfrutar de água quente a tempo inteiro, a um custo razoável, é o que se pode esperar deste termoacumulador. Seguem-se alguns conselhos básicos que precisa saber para escolher o certo

A água quente é um elemento fundamental do conforto, sendo usada sem se pensar sobre isso. Contudo, deve ser aquecida antes de chegar à sua torneira! A dificuldade é encontrar um termoacumulador que produza água quente a tempo inteiro, à temperatura certa e sem custos elevados!

AVALIE AS SUAS NECESSIDADES

A quantidade necessária de AQS depende do número de pessoas que vivem na casa e dos seus hábitos. Se tiver um consumo razoável de água quente, em média, espera-se gastar 40 a 50 litros de AQS por dia por pessoa. É necessária uma avaliação precisa das suas necessidades. De facto, se subestimar, irá ter banhos de água fria! Pelo contrário, se sobrestimar, a sua fatura da eletricidade irá aumentar, uma vez que é produzida demasiada água quente para nada. De forma inteligente, alguns termoacumuladores memorizam os seus consumos diários e ajustam a produção de água quente, consoante as suas verdadeiras necessidades. 

ESTIMATIVA DAS NECESSIDADES DE ÁGUA QUENTE
QUALIDADE DA ÁGUA

A qualidade da água do sistema de distribuição pode afetar diretamente a vida útil do seu aparelho. Se tiver uma água equilibrada, não existe problema. Contudo, se for demasiado dura, pode provocar incrustações, em particular na resistência de aquecimento. Se for agressiva uma bainha de aço esmaltada.  Pode provocar uma corrosão mais rápida do reservatório. Em vez disso, selecione um termoacumulador equipado com o uma resistência de aquecimento em steatite  protegido por uma manga de aço esmaltada. Tenha em atenção os amaciadores da água; se forem incorretamente regulados, produzem água demasiado agressiva e, por conseguinte, demasiado corrosiva.

PARA CADA TIPO DE ÁGUA, A ATLANTIC RECOMENDA UMA ESCOLHA ÓTIMA DE PROTEÇÃO
QUE MODELO DEVE ESCOLHER?

Pode selecionar uma bomba de calor elétrica convencional ou um termoacumulador. Outro ponto importante: Escolha o local certo, consoante o espaço disponível. Consoante os modelos, os reservatórios da água podem ser instalados de muitas formas (montados na parede na horizontal ou vertical, assentes no pavimento, etc.), nos espaços mais confinados ou podem requerer mais espaço, inclusivamente numa casa de máquinas (para os termoacumulador ou bombas de calor). 

TERMOACUMULADOR ELÉTRICO

Económicos e fáceis de instalar, são a solução mais simples: o reservatório da água é aquecido por um elemento de aquecimento elétrico. Simples e eficaz: um termoacumulador elétrico moderno combina um termostato eletrónico e uma unidade de ecrã digital. Os mais modernos incluem funções de autoaprendizagem. Tal significa que o seu aparelho se adapta aos seus padrões de consumo... é possível poupar até 20%!

A Atlantic é a marca especialista nos termoacumuladores eléctricos. 50 anos como fabricante dão a experiência e o conhecimento necessários para oferecer sempre o melhor produto aos nossos clientes. A garantia de grande durabilidade dos nossos produtos é uma consequência tanto da nossa experiência, como da qualidade dos nossos produtos. 

Ver a gama de termoacumulador elétrico
SISTEMA SOLAR TÉRMICO

Pode estimar até de 50 a 70 % de poupanças na sua fatura de AQS ao selecionar um sistema solar térmico! A água é pré-aquecida naturalmente pelos painéis solares situados no telhado. De facto, contêm um fluido de condução do calor capaz de transferir a energia solar para o reservatório de água quente, através de um permutador do calor. Esta opção requer mais espaço e um telhado adaptado a painéis solares ou um terraço. 

A Atlantic aposta nas energias renováveis. A produção de energia produziu durante muitos anos elevadas quantidades de CO2 que é a causa do efeito de estufa e, assim, do aquecimento global. É o momento de fazer uma viragem para as energias disponíveis na natureza. É por isso que a Atlantic concentra toda a sua experiência e tecnologia na produção de sistemas mais eficientes para o aproveitamento das energias renováveis.

Ver a gama Solar Térmico
BOMBA DE CALOR PARA AQS

É provavelmente a solução mais simples e moderna para poupar nas suas contas. Aqui, não existem painéis solares no telhado, mas antes um reservatório de água quente e uma bomba de calor combinados. Consoante os modelos, a bomba de calor captura a energia do ar ambiente (unidade tudo-em-um instalada numa casa de máquinas não aquecida de pelo menos 20 m²) ou do ar exterior (produto (equipamento com 2 unidades tipo split) para devolvê-la à água do reservatório. 

E se captássemos o calor do ar e o transformássemos em água quente? Um dos sistemas mais efi cientes para regular a temperatura da habitação, graças à energia do ar. O aquecimento, a Água Quente Sanitária e o arrefecimento do futuro.

Ver a gama de Bombas de Calor para AQS
Alféa Excellia Duo A.I.
CALDEIRAS DE CONDENSAÇÃO A GÁS

As novas caldeiras de condensação a gás da Atlantic foram concebidas com materiais de elevada qualidade e de acordo com os mais elevados padrões de fabrico para se poderem garantir as melhores prestações do mercado. As caldeiras Atlantic foram desenhadas a pensar na comodidade do instalador e do usuário.

· Fáceis de instalar

· Fáceis de manter

· Fáceis de usar

Ver a gama Caldeiras de Condensação